Com novas tecnologias no mercado das tintas hoje, temos vários tipos de material para pintura. Assim temos desde os antigos e pouco usados nitrocelulose(duco) e sintético e os novos, Poliéster e Poliuretano (PU). A mais usada hoje é a pintura a base de poliéster, tanto lisa como perolizada, é uma camada de tinta só pra cobertura, é a que dá a cor desejada, em seguida vem uma camada de verniz, que dá o acabamento, brilho e durabilidade.
Recomenda-se ao cliente toda vez que for feito uma pintura, depois de mais ou menos 40 dias é necessário um novo polimento, é que, a pintura de oficina é de secagem ao ar, portanto a eliminação dos solventes demora esse tempo assim dito, obs. A secagem nas montadoras são feitas em estufas a 80 graus, se usarmos 80 graus na estufa da oficina vai derreter o veículo, portanto tinta de fábrica é uma e a tinta de oficina é outra.
Outro detalhe é o acerto de tinta, ao encomendar a tinta ao fornecedor faz-se um pré ajuste da cor a ser pintada usando uma pequena parte do veículo que contem a cor. Cabe ao pintor toda vez que se faz uma repintura parcial, primeiramente fazer o teste da chapinha, ou seja, pegamos uma chapa de mais menos 10x20 cm e vamos aplicando tinta e corrigindo se for preciso até atingir a cor desejada em relação a pintura original. A pintura de um carro é como se fosse a nossa pele, sempre vai precisar de alguns cuidados, manter o carro limpo e seco, manter sempre que possível longe do sol e do sereno.